Comece o preparo abrindo a carne para ser recheada. Hoje em dia, muitos açougues já fazem este trabalho se solicitado, porém, caso não consiga comprar a peça já aberta, em nosso canal do YouTube há um tutorial de como abrir a carne do formato mais uniforme possível.
Pré- aqueça o forno a 180 graus.
Uma vez que a carne esteja aberta, tempere-a com o sal e pimenta do reino de ambos os lados. É uma peça grande, então não pule essa parte.
Agora que a carne está temperada, vamos começar branqueando a taioba. Aqueça uma panela grande com bastante água, até que essa esteja borbulhando. Separe próximo a você uma vasilha com água bem gelada, preferencialmente com algumas pedras de gelo para garantir que estará realmente gelada. Retire as folhas da taioba do talo, dividindo assim a folha ao meio (consulte o nosso vídeo do YouTube para visualizar melhor o processo). Com a ajuda de uma pinça, segure as folhas de taioba e mergulhe-as na água fervente. O verde das folhas irá se intensificar quase que instantaneamente. Assim que o verde ficar um pouco mais intenso, retire-a da água quente e mergulhe-as na água gelada, até que elas estejam completamente frias. Retire-as da água e seque-as em papel toalha. É importante que as folhas estejam secas ao iniciar o recheio.
Vamos começar a rechear a carne: Primeiramente, faça uma camada de folhas de taioba cobrindo a superfície da carne. Logo em seguida, retire a carne da linguiça dos gomos e use-a para rechear a carne, construindo uma camada uniforme sobre as folhas de taioba. Em seguida, faça o mesmo com o queijo.
Corte 3 a 4 tiras grandes de barbante próprio para uso culinário, grandes o suficiente para envolver a circunferência da carne já enrolada. Com muito cuidado, comece a enrolar a carne, se certificando que o recheio não sairá pelas laterais da carne. Após enrolar a carne, passe os pedaços de barbante sob a carne, e divida-os em distâncias semelhantes. Amarre a carne sem apertá-la demais, queremos garantir que o recheio não sairá do lugar, porém sem fazer com que as divisões fiquem de alturas diferentes.
Unte a carne com uma camada fina de óleo vegetal de sabor neutro ou azeite de oliva e transfira-a para a assadeira. Cubra-a com uma camada dupla de papel alumínio e leve ao forno a 180 graus por aproximadamente 45 minutos.
Após os 45 minutos iniciais, aumente a temperatura do forno para 220 graus, e retire a carne. Retire a camada de papel alumínio da carne, e, caso sinta a necessidade, adicione mais uma camada fina de azeite e volte com a carne para o forno, por mais 40 a 50 minutos, para que ela termine de assar e doure bem. O tempo de forno pode variar de acordo com o tamanho da peça e a potência do seu forno, portanto, fique de olho para garantir que a peça não irá ressecar.
Após os 40 minutos finais, deixe a peça descansar fora do calor por 12 minutos antes de fatiá-la.