Creme de Abóbora com Farofa de Linguiça de Pimenta com Sementes de Abóbora

Ingredientes:

Creme de abóbora:

• 1 abóbora caipira pequena

• 5 cm de gengibre

• 1 cebola

• 4 dentes de alho

• Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:

Numa panela, coloque 2 xícaras de água, a abóbora e leve para o fogo médio. Deixe cozinhar por 10 minutos – isso fará com que a casca saia facilmente. Enquanto isso, lave e fatie o gengibre – não é preciso descascar. Descasque o alho e a cebola. Corte a cebola em 4 partes. 
Transfira a abóbora pré-cozida para uma tábua e, com o descascador de legumes, retire a casca. (Deixe reservada a panela e a água que cozinhou a abóbora, pois você irá reutilizar). 
Corte a abóbora em cubos e volte à panela com a água. Junte o gengibre, o alho, a cebola e o restante da água. Leve ao fogo médio e, assim que começar a ferver, tampe a panela e deixe cozinhar por 40 minutos. 
Transfira o cozido para um liquidificador – se não couber tudo, bata em etapas. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Atenção: segure firme a tampa do liquidificador com um pano de prato para evitar que o vapor do caldo abra a tampa. Se preferir, deixe a sopa esfriar completamente. 
Volte a sopa para a panela e verifique o sabor. Se quiser, tempere com mais sal e pimenta-do-reino. Sirva com a farofa de linguiça de pimenta e sementes de abóbora.

 

Farofa de linguiça de pimenta e semente de abóbora:

• 3 gomos de linguiça processados

• 2 colheres (sopa) de farinha de mandioca

• ½ xícara de castanha-de-caju

• ½ xícara de castanha-do-pará

• 2 colheres (sopa) de sementes de abóbora

• 1 colher (sopa) de manteiga

Modo de preparo:

Retire a carne da linguiça de sua tripa e coloque-a em um processador de alimentos. Pulse algumas vezes até que os pedaços de carne tenham o diminuído metade do tamanho. (Não é necessário fazer essa parte, mas a farofa fica mais agradável de comer com pedaços menores de carne).

Aqueça bastante um frigideira grande. Quando estiver bem quente, acrescente as castanhas e sementes e deixe dourar por alguns minutos. Retire as castanhas e sementes da panela e acrescente 1 colher (sopa) de azeite ou óleo vegetal de sua escolha. Coloque porções da linguiça de pimenta processada de forma que ela não fique como um grande “hamburguer”. Vá quebrando os pedaços de carne e frite-os até que fiquem bem dourados. Caso não caiba toda a carne de uma vez na frigideira, frite-a em etapas. Uma vez que a carne estiver bem frita, retire-a da frigideira e reserve.

Retire o excesso de óleo da frigideira e acrescente a manteiga. Enquanto ela derrete, vá esfregando bem o fundo da panela para soltar pequenos pedaços de carne que ficaram grudados e dar sabor. Acrescente a farinha e vá mexendo, até que ela comece a dourar – é importante que a farofa fique úmida e crocante ao mesmo tempo. Volte com a linguiça, castanhas e sementes de abóbora para a panela. Mexa bem para aquecer, prove e tempere a gosto com sal e pimenta-do-reino.

onde estamos

Frigorífico São Joaquim Ltda.
Tel: 31.3876.1900
Rodovia MG 265-Km 120, Caixa Postal 1
Urucânia/MG
CEP: 35.380-000

fale conosco Trabalhe Conosco





;