Costela Picolé Mineiro Ciacarne com Purê de abóbora assada

Ingredientes:

• 1 Costela Picolé mineiro Ciacarne 

• 3 dentes de alho descascados

• 1 cebola picada em meia lua

• 50 g de manteiga sem sal

• ½ colher (chá) de pimenta-do-reino em grãos 

• 10 g de sálvia fresca

• 1 folha de louro

• 1,5 kg de abóbora japonesa descascada

• 1 colher (sopa) de azeite

• 100 ml de creme de leite fresco

• Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:

Aqueça uma panela de fundo grosso. Seque as Costelas picolé mineiro Ciacarne com a ajuda de papel toalha para que elas dourem igualmente. Coloque-as na panela, formando uma camada única (se colocar uma camada de carne sobre a outra, elas não irão dourar). Quando estiverem douradas, acrescente a manteiga, espere que ela comece a espumar, abaixe o fogo e coloque a cebola, os dentes de alho, os grãos de pimenta e as ervas frescas. Mexa bem até que a cebola fique translúcida e macia. 

Aos poucos, vá acrescentando água ou caldo de carne, e passando a colher para que os pedacinhos de carne e legumes que tenham grudado no fundo da panela se soltem. Adicione água o suficiente para cobrir a carne completamente, e uma pitada de sal. Deixe que a água comece a ferver e abaixe o fogo. Caso surja uma espuma no topo da panela, retire-a com uma escumadeira. Deixe que o caldo cozinhe por 1h30.

Uma vez que a carne esteja cozida, coe o caldo, separando todos os ingredientes sólidos. Volte com o caldo para a panela e deixe-o reduzindo por aproximadamente 1 hora. O molho deve reduzir até que engrosse (quando retirar a colher do molho, ele deve cair como um fio, não em gotas). 

Enquanto o caldo reduz, vamos preparar o purê. Pré-aqueça o forno a 180 graus. Coloque os cubos de abóbora em uma assadeira, adicione aproximadamente 1 colher (chá) de azeite, uma pitada de sal e pimenta-do-reino, e algumas folhas de sálvia. Mexa bem. Leve a abóbora ao forno, por aproximadamente 40 minutos, virando-a após 25 minutos para dourar dos dois lados. 

Enquanto isso, separe as costelas, seque-as com papel toalha (assim a pele ficara crocante), tempere-a com sal e pimenta-do-reino e leve ao forno por 30 minutos a 180 graus, e por 25 minutos a 220 graus. Também poderá levar na fritadeira elétrica por 20 minutos a 200 graus. Separe as cebolas e dentes de alho para o purê de abobora - descarte as folhas e grãos de pimenta.

Assim que a abóbora estiver assada, coloque-a no liquidificador, com o alho e a cebola. Pulse os legumes e vá acrescentando o creme de leite aos poucos, até que fique com a consistência de purê. Coloque o purê em uma panela, em fogo baixo, e acerte o tempero com sal e pimenta-do-reino. Mantenha aquecido até que a carne e o molho estejam prontos. Sirva em seguida.

onde estamos

Frigorífico São Joaquim Ltda.
Tel: 31.3876.1900
Rodovia MG 265-Km 120, Caixa Postal 1
Urucânia/MG
CEP: 35.380-000

fale conosco Trabalhe Conosco





Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.