Costelinha Ciacarne com quiabo

Ingredientes:

• 2 kg de Costela em tiras Ciacarne

• 500 g de palmito fatiado em rodelas

• 1 cebola em cubos pequenos

• 2 dentes de alho em cubos pequenos

• 1 pimentão vermelho em cubos pequenos

• 1 pimenta dedo-de-moça, sem semente, picada em cubos pequenos

• 2 L de água (aproximadamente)

• 500 g de quiabo em rodelas

Modo de preparo:

Divida a Costela Ciacarne em ripas e tempere-as com 1 colher (chá) de sal e ½ colher (chá) de pimenta-do-reino. Aqueça uma panela de fundo grosso e adicione 1 colher (chá) de azeite de oliva ou óleo vegetal. Coloque as Costelas Ciacarne de forma que um pedaço não fique sobre o outro (caso necessário, doure-as em etapas), até que elas dourem por completo. Uma vez que a carne esteja dourada, retire-as da panela e reserve. Acrescente a cebola e refogue até que ela fique macia e translúcida. Adicione o pimentão e continue mexendo até que ele comece a ficar macio. Coloque o alho e a pimenta dedo-de-moça e refogue até que o alho doure.

Com os legumes já refogados, volte a Costela Ciacarne para a panela e acrescente o palmito. Adicione água o suficiente para cobrir metade da costela e deixe cozinhando até que a água quase seque – isso ajudará a caramelizar a carne e os legumes. Quando a água estiver quase seca, acrescente mais. Repita isso até que a costela Ciacarne esteja bem macia, o que deve levar aproximadamente 1h/1h30. Enquanto a carne cozinha, vamos preparar o quiabo. 

Aqueça bem uma frigideira antiaderente, ela deve estar muito quente (coloque a mão próxima a frigideira, não deve conseguir mantê-la perto por mais de 10 segundos). Quando ela estiver quente, adicione um fio de óleo vegetal ou azeite e um pouco do quiabo (ele deve cobrir o fundo da frigideira, mas os pedaços não devem ficar um sobre o outro). Grelhe os pedaços de quiabo, salteando de vez em quando, de forma que ele fique levemente tostado e, ao mexer a panela, você não veja mais os fios da “baba” do quiabo (ele deve ficar sequinho). 

Quando a costela estiver quase macia e você acrescentar a água pela última vez, adicione o quiabo também para este último cozimento. Neste momento, vamos colocar o dobro de água, para o nosso prato ter um pouco de caldo. Uma vez que a costela esteja macia e o caldo esteja levemente espesso, desligue o fogo, acerte o tempero com sal e pimenta-do-reino e sirva em seguida.

onde estamos

Frigorífico São Joaquim Ltda.
Tel: 31.3876.1900
Rodovia MG 265-Km 120, Caixa Postal 1
Urucânia/MG
CEP: 35.380-000

fale conosco Trabalhe Conosco





Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.